PLANO DE AULA- LINGUA PORTUGUESA 6 ANOS A/B/C
GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA PROF.: HILDA
Material utilizado: Material escolar, celular, data show e material reciclável.
GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA PROF.: HILDA
Material utilizado: Material escolar, celular, data show e material reciclável.
Objetivo deste trabalho em relação ao aluno:
-
Exercitar e observar a desenvoltura corporal;
-
Ser capaz de reconhecer em um determinado texto o protagonista e o antagonista da história;
-
Pesquisar, ler e apropriar-se do gênero textual fábula;
-
Propiciar ensino-aprendizagem por meio da observação de seu desempenho por meio da apresentação do resultado do trabalho em vídeo;
-
Desenvolver a oralidade com a apresentação de teatro de fantoches;
-
Desenvolver a escrita com produção textual do gênero fábula;
-
Propiciar o aprendizado interativo entre os alunos por meio de trabalho em equipe.
Desenvolvimento do trabalho:
1º Momento: Realizado durante o segundo bimestre.
-
Pesquisa sobre as características do gênero textual fábula, realizadas pelos alunos na internet.
-
Apresentação de uma fábula selecionada pelos alunos.
2º Momento: O trabalho foi entregue por escrito.
3º Momento: Confecção de fantoches pelos alunos a partir da fábula escolhida por eles, um (01) protagonista e um (01)antagonista.
4º Momento: Realizado durante o terceiro bimestre.
-
Em trio a produção do gênero textual fábula.(Evidenciando os seguintes aspectos: protagonista, antagonista, narrador e a moral da história).
-
Utilizaram os fantoches confeccionados no segundo bimestre para a apresentação de teatro de fantoches a partir da fábula produzida por eles.
5º Momento: Após o trabalho escrito foi corrigido pela professora, junto com os alunos de equipe, que ensaiaram a apresentação teatral.
6º Momento:
A apresentação foi filmada e posteriormente apresentada aos alunos em
data show para que eles avaliassem seu desempenho quanto a expressão
oral e corporal.
Resultado:
Foi
possível verificar que o trabalho em equipe foi bastante produtivo, pois
todos os alunos, de alguma forma, se envolveram na execução das
atividades, mesmo os mais desinquietos, acabaram por participar desta
prática educativa. A interatividade foi muito positiva, a troca de
conhecimento e a solução de alguns problemas entre eles durante a aula
foi eficaz. Pude observar que nestes momentos que faziam suas atividades
com grande movimentação e prazer, mesmo diante de algumas dificuldades,
que quando superadas sentiam-se satisfeitos. Foi um trabalho de muito
agito e com certeza trata-se de uma prática cansativa para o professor,
mas de bons resultados.
Esta prática motivou não somente os alunos, mas também a mim como professora, pois pude sentir satisfação e entusiasmo a partir do envolvimento e do resultado dos alunos. Obrigada Cris por compartilhar deste momento neste blog.
ResponderExcluir