terça-feira, 5 de setembro de 2017

PLANO DE AULA LINGUA PORTUGUESA - FÁBULA- 6 ANOS

PLANO DE AULA- LINGUA PORTUGUESA 6 ANOS A/B/C

GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA PROF.: HILDA

Material utilizado: Material escolar, celular, data show e material reciclável.

Objetivo deste trabalho em relação ao aluno:

  • Exercitar e observar a desenvoltura corporal;
  • Ser capaz de reconhecer em um determinado texto o protagonista e o antagonista da história;
  • Pesquisar, ler e apropriar-se do gênero textual fábula;
  • Propiciar ensino-aprendizagem por meio da observação de seu desempenho por meio da apresentação do resultado do trabalho em vídeo;
  • Desenvolver a oralidade com a apresentação de teatro de fantoches;
  • Desenvolver a escrita com produção textual do gênero fábula;
  • Propiciar o aprendizado interativo entre os alunos por meio de trabalho em equipe.

Desenvolvimento do trabalho:

1º Momento: Realizado durante o segundo bimestre.

  • Pesquisa sobre as características do gênero textual fábula, realizadas pelos alunos na internet.
  • Apresentação de uma fábula selecionada pelos alunos.

2º Momento: O trabalho foi entregue por escrito.

3º Momento: Confecção de fantoches pelos alunos a partir da fábula escolhida por eles, um (01) protagonista e um (01)antagonista.

4º Momento: Realizado durante o terceiro bimestre.

  • Em trio a produção do gênero textual fábula.
    (Evidenciando os seguintes aspectos: protagonista, antagonista, narrador e a moral da história).
  • Utilizaram os fantoches confeccionados no segundo bimestre para a apresentação de teatro de fantoches a partir da fábula produzida por eles.
5º Momento: Após o trabalho escrito foi corrigido pela professora, junto com os alunos de equipe, que ensaiaram a apresentação teatral.

6º Momento: A apresentação foi filmada e posteriormente apresentada aos alunos em data show para que eles avaliassem seu desempenho quanto a expressão oral e corporal.

Resultado:

Foi possível verificar que o trabalho em equipe foi bastante produtivo, pois todos os alunos, de alguma forma, se envolveram na execução das atividades, mesmo os mais desinquietos, acabaram por participar desta prática educativa. A interatividade foi muito positiva, a troca de conhecimento e a solução de alguns problemas entre eles durante a aula foi eficaz. Pude observar que nestes momentos que faziam suas atividades com grande movimentação e prazer, mesmo diante de algumas dificuldades, que quando superadas sentiam-se satisfeitos. Foi um trabalho de muito agito e com certeza trata-se de uma prática cansativa para o professor, mas de bons resultados.






Um comentário:

  1. Esta prática motivou não somente os alunos, mas também a mim como professora, pois pude sentir satisfação e entusiasmo a partir do envolvimento e do resultado dos alunos. Obrigada Cris por compartilhar deste momento neste blog.

    ResponderExcluir