O ato de Autorização de funcionamento do Ensino Fundamental: Resolução n.º 3.739/82 e autorização de funcionamento do Ensino Médio: Resolução nº 3582/10, NRE: Núcleo Regional de Educação: Área Metropolitana Norte.
A quantidade de alunos matriculados na instituição de ensino é de 888 alunos nas séries regulares e 20 alunos na sala de apoio a aprendizagem e 20 alunas na aula de esporte e treinamento.
A escola conta com um grupo de 53 professores nos três turnos.
A primeira sala de aula foi construída em 1957. No primeiro ano de funcionamento a escola contava com apenas uma sala, atendendo a 63 alunos da primeira série. Os alunos vinham do Atuba, Alto Maracanã, parte da Colônia Faria e Roseira. Atualmente nossos alunos são provenientes, na sua maioria das escolas municipais da região sendo as principais: Escola Municipal Jardim das Graças, Escola Municipal Ângelo Falavinha Dalprá, Escola Municipal Santa Izabel, Escola Municipal Jardim Guarujá e Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza.
Visando esclarecer as realidades da comunidade que é atendida pelo ensino do Colégio Estadual de Guaraituba – Ensino Fundamental e Médio, a Equipe Pedagógica realizou no ano de 2016 uma pesquisa para traçar o perfil socioeconômico dos educandos. Para esta pesquisa foram utilizados questionários com diversas perguntas obtendo os resultados abaixo analisados.
Foram aplicados 748 questionários, e os resultados são os seguintes: Nossos pais em sua maioria possuem o Ensino médio completo (pais 43% e mães 21%),as mães em sua maioria concluíram o ensino fundamental séries finais(pais 14% e mães 35%) uma minoria possuiu o ensino superior (pais 12% e mães 4%). Neste sentido acreditamos que está ocorrendo uma valorização da educação e um compromisso destes pais e mães que não tiveram oportunidade de terminar o ensino fundamental, em manter seus filhos na escola.
Nossas famílias são compostas (40%) de quatro a cinco membros e (24%) de um a três membros, sendo a maioria das famílias (65%) com núcleo estruturado, composto por pai e mãe, e ambos, contribuindo para a formação da renda familiar. A maioria dos pais trabalha no comércio (58%) com carga horaria de 44 horas semanais, percebeu-se que 5% dos pais 14% das mães não trabalham.
Atualmente a estrutura física existente no Colégio não atende as demandas da comunidade e precariamente do projeto pedagógico. Mesmo existindo protocolo de construção falta iniciativa das políticas públicas para ampliação do Colégio; torna-se urgente a construção de um espaço adequado para o Laboratório de Ciência. A execução das atividades complementares são realizadas em espaços precários, impróprios, improvisados e adaptados a realidade da Escola Pública.
Nosso Colégio apresenta grande espaço para a construção, mas depende do investimento governamental, em linhas gerais necessitamos: de um anfiteatro; de um refeitório; de sala de arte; de laboratório de ciências; de sala de multi-meios; e de, mais sete salas de aula de alvenaria em substituição as existentes.
Temos certo que estes dados já foram analisados e esperamos a ampliação e adequação do espaço físico para atender a demanda da comunidade, os pedidos insistentes de pais e mães que gostariam que seus filhos estudassem em nosso Colégio.
Atualmente, o colégio tem cinco salas de alvenaria e oito salas de madeira, conta também com um laboratório de informática com três computadores funcionando, como também uma sala de professores dois banheiros, um masculino e um feminino, pequenos que são insuficientes para atender todos os alunos.
As tecnologias estão inseridas no cotidiano escolar. Seu uso é inegável. Ao se utilizar dos computadores, notebooks, datashow, celulares, entre outros, frequentemente as equipes diretivas e pedagógicas compreendem a importância das práticas voltadas ao uso das TDIC's. Com a oferta do curso conectados, capacitação da ferramenta "Drive in" (Nuvem) e Lousa Interativa, a gestão da escola incentiva a formação continuada para uso das TDIC's.
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